Blogger templates

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

BOLO DE FESTA - Dicas para um bolo perfeito


Hum, que gostoso!
Quem é que nunca se derreteu ao sentir o cheirinho daquele bolo caseiro recém-tirado do forno?
A sensação é tão boa que, quando o aroma invade a cozinha e chega aos outros cômodos da casa, fica difícil resistir!

E a vontade só aumenta quando ele vai para a mesa e está perfeito: saboroso, dourado por fora e fofo por dentro.

Por isso, quando é você quem coloca a mão na massa, sempre fica aquela expectativa de saber se sua receita vai sair do forno desse jeito também.

Mas, na verdade, para fazer um bolo perfeito não é preciso ter muita habilidade. O segredo é seguir algumas pequenas dicas que podem deixá-lo ainda mais bonito e gostoso!

Uma massa sem defeitos
Tem vezes que, ao retirarmos o bolo do forno, a massa abaixa ou fica muito fina. Uma dica para não deixar isso acontecer é usar ovos que estejam em temperatura ambiente. Assim, ela incorpora mais ar quando estiver sendo batida, favorecendo na consistência e na estrutura do bolo.

Se eles estiverem na geladeira, retire alguns minutos antes de usar, até que fiquem em temperatura ambiente.

Em relação à farinha, algumas receitas, como as de pão de ló ou de bolos com massas mais leves, exigem que ela seja peneirada antes de usar, retirando alguns grumos. Isso faz com que a massa fique mais leve e aerada.

Além disso, lembre-se sempre de usar a quantidade de farinha – e de todos os outros ingredientes – que está indicada na receita, pois evita que o resultado do seu bolo seja alterado.


Temperatura correta
Esse fator é essencial para fazer um bolo perfeito. Para acertar na preparação, cheque sempre as orientações da receita, respeitando a temperatura ideal para cada tipo de massa.

Outro ponto importante é preaquecer o forno por, pelo menos, 10 minutos antes de colocar a massa para assar, deixando a temperatura ideal para o cozimento.

Caso contrário, se o bolo for colocado para assar em forno muito quente, a massa pode crescer rapidamente sem formar a estrutura adequada que dará sustentação a ela. E se o forno estiver com a temperatura muito baixa, não permitirá o crescimento correto da massa.

#Dica : Enquanto o bolo estiver assando, um ponto importante é não abrir o forno até a primeira metade do cozimento. Isso evita a mudança brusca de temperatura, que pode afetar o crescimento da massa.

Tempo no forno
Mesmo que o tempo de cozimento esteja indicado na receita, ele pode variar de um forno para outro. Para não errar, existem duas formas que podem ajudar você na hora de saber se a massa está pronta ou não:
Faça o teste do palito! Espete um palito de madeira até o fundo do bolo em vários pontos da massa. Se ele sair limpo e seco, o bolo está assado. Se estiver úmido, deixe assando um pouco mais.

Outro indicativo que pode ajudar você é a coloração do bolo. Ele deve estar dourado, se soltando levemente das bordas da assadeira e com a superfície firme.

Acerte na assadeira
O tamanho da forma é outro ponto importante. Lembre-se de usar a assadeira correta conforme a quantidade de massa. Se ela for muito pequena, concentrará a massa ou fará com que ela não seja distribuída da forma adequada. Assim, o bolo crescerá rapidamente sem estar totalmente assado.

Outra dica é, ao colocar a massa na assadeira, alisar a superfície distribuindo todo o conteúdo para que se espalhe por igual e cresça de maneira uniforme.

Uma tendência diferente
Todos esses cuidados se tornam ainda mais importantes quando a massa é um dos destaques mais importantes do bolo. Isso mesmo! Os Naked Cakes (bolo sem cobertura) são uma novidade da gastronomia, no qual o charme deles é deixar o recheio e a massa aparentes.

Seja em casamentos ou festas de aniversário, esse tipo de bolo faz muito sucesso e costuma ser recheado em camadas, coberto apenas por frutas, raspas de chocolate ou açúcar de confeiteiro.

Pode ser herança de família ou um truque secreto, todo mundo tem uma dica de como preparar o bolo perfeito. Compartilhe esse segredinho com a gente!

Dicas by Nestlé
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gi Ribeiro pelo Mundo