Blogger templates

quinta-feira, 1 de março de 2012

LASANHA DE PANQUECA

Foto retirada do site Mais Você

Esta receita aprendi a fazer com a Ana Maria Braga, no programa do dia 28/02/2012, fiz e deu certinho... coloquei presunto também, mas é opcional:

Ingredientes:
125 ml de leite
125 ml de água
1 ovo
3 colheres (sopa) de óleo
125 g de farinha de trigo
sal a gosto
1 ½ xícara (chá) de molho branco
3 xícaras (chá) de molho à bolonhesa misturado com 1 xícara (chá) de molho branco
500 g de queijo mussarela fatiado
queijo parmesão ralado a gosto
Para o molho branco:
2 colheres (sopa) de amido de milho
500 ml de leite
250 ml de creme de leite fresco (1 copo tipo americano)
100 g de queijo parmesão
1 folha de louro
1 envelope de caldo de carne
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de pimenta vermelha
Sal, se necessário
Molho Bolonhesa:
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1 cebola picada
200 g de carne magra bovina (patinho) cortada na ponta da faca
200 g de carne suína (palheta) cortada na ponta da faca
1 cenoura pequena picadinha
1 talo de salsão (aipo) picadinho
1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco
1 xícara (chá) de caldo de carne (1/2 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 xícara de chá de água)
250 g de molho de tomate de sua preferência
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer
1°- Num liquidificador, coloque 125 ml de leite, 125 ml de água, 1 ovo, 3 colheres (sopa) de óleo, 125 g de farinha de trigo e sal a gosto e bata até formar uma mistura homogênea.
2°- Numa assadeira untada com óleo e em fogo médio, despeje a massa e espalhe bem, formando uma fina camada. Deixe no fogo por +/- 2 minutos. Vire a massa e deixe por + 2 minutos. Repita o mesmo procedimento até terminar a massa. (Se você não tiver uma assadeira de "Teflon", não use a de alumínio, prefira uma frigideira de "Teflon", pois na assadeira gruda tudo, experiência própria)
3°- Na mesma assadeira (33 cm X 23 cm e 5 cm de altura) coloque ½ xícara (chá) de molho branco, uma placa de massa (feita acima), uma camada de molho à bolonhesa misturado com molho branco e uma camada de queijo mussarela. Coloque mais uma placa de massa, uma de molho bolonhesa com molho branco e uma de mussarela. Repita o mesmo procedimento até terminarem os ingredientes. Finalize com uma placa de massa, 1 xícara (chá) de molho branco e fatias de mussarela e polvilhe queijo parmesão ralado. Leve ao forno médio preaquecido a 180°C por +/- 20 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.
Para o molho branco
Dissolva 2 colheres (sopa) de amido de milho em 500 ml de leite. Leve ao fogo, vá mexendo e adicionado 250 ml de creme de leite fresco, 100 g de queijo ralado, 1 folha de louro, 1 envelope de caldo de carne, uma pitada de noz-moscada e uma pitada de pimenta vermelha. Acerte o sal. Deixe encorpar por cerca de 10 min.
Molho Bolonhesa:
1 - Numa panela em fogo médio coloque 3 colheres (sopa) de azeite extra virgem e doure 1 cebola picada. Adicione 200 g de carne magra bovina (patinho) cortada na ponta da faca, 200 g de carne suína (palheta) cortada na ponta da faca, 1 cenoura pequena picadinha e 1 talo de salsão (aipo) picadinho e doure novamente.
2 - Acrescente 1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco e deixe o vinho secar. Em seguida coloque 1 xícara (chá) de caldo de carne (1/2 tablete de caldo de carne dissolvido em 1 xícara (chá) de água), 250 g de molho de tomate de sua preferência, sal e pimenta do reino a gosto e cozinhe por 10 minutos. Reserve.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Gi Ribeiro pelo Mundo