Blogger templates

terça-feira, 17 de março de 2015

BOLO DE CHOCOLATE ESPECIAL

Este bolo de chocolate leva em sua massa, recheio e cobertura, o delicioso açúcar mascavo, que além de saboroso, é muito mais saudável que o açúcar branco. Vamos aos ingredientes:


Cobertura e Recheio - Ganache
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
½ xícara (chá) de manteiga
1 lata de creme de leite
2 tabletes de chocolate meio amargo picados (340 g)

Massa
½ xícara (chá) de chocolate em pó
½ xícara (chá) de açúcar mascavo (100 g)
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
½ colher (sopa) de bicarbonato de sódio
½ xícara (chá) de manteiga
150 g de açúcar
1 colher (sopa) de baunilha
3 ovos

Preparo

Cobertura e Recheio - Ganache: Em uma panela coloque o açúcar mascavo, a manteiga e 100 ml de água e leve ao fogo baixo para derreter. Quando começar a ferver, retire do fogo, acrescente o chocolate meio amargo e misture delicadamente até que o chocolate esteja derretido. Acrescente o creme de leite e bata delicadamente com uma colher, até formar uma cobertura lisa e brilhante. Cubra com um filme plástico e deixe descansar por cerca de 1 hora.

Massa: Em um recipiente coloque o chocolate em pó e o açúcar mascavo e cubra com 250 ml de água fervente. Misture e reserve. Em outro recipiente misture a farinha, o fermento em pó e o bicarbonato e reserve. Em uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar uma mistura esbranquiçada e fofa. Adicione a baunilha e vá intercalando os ovos e a mistura de ingredientes secos, sem parar de bater. Adicione a mistura de chocolate em pó e açúcar mascavo reservada e bata bem até incorporar tudo. Distribua a massa em duas formas redondas (20 cm de diâmetro), untadas com manteiga e com o fundo forrado com papel-manteiga untado e leve para assar em forno médio (180 °C), preaquecido, por cerca de 20 minutos, ou até que espetando um palito ele saia limpo. Retire do forno, espere amornar e desenforme. Com auxílio de uma faca serrilhada longa, corte cada uma das massas ao meio, formando duas fatias. Em um prato de servir, coloque uma das fatias, um pouco de recheio e cubra com outra fatia. Espalhe mais recheio, coloque a outra fatia, recheie novamente e cubra com a última fatia. Leve para gelar por cerca de 1 hora. Espalhe o restante da ganache sobre a superfície e nas laterais do bolo para fazer a cobertura e modele, fazendo movimentos com o auxílio de uma colher. Sirva a seguir.

#DICA: Não asse a massa em excesso, para que mantenha a umidade e as características esperadas deste bolo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Gi Ribeiro pelo Mundo