Blogger templates

sábado, 31 de outubro de 2015

EMPANADA DA DAPHNE - MASTERCHEF JÚNIOR

A empanada é um tipo de pastel (de origem Argentina), que pode ser assado ou frito, entre os recheios mais comuns, estão os de carne, queijo com cebola e atum. São bem práticos de preparar, pois não demandam muito tempo, e ainda podemos usar a criatividade fazendo recheios bem brasileiros. A sugestão de recheio abaixo é o da campeã da semana no Masterchef Júnior,  Daphne.

Ingredientes:
MASSA
500 g de farinha
1 xícara de água
115 g de banha de porco
10g de sal

RECHEIO e MOLHO
200 g de patinho moído
2 cebolas roxas
1 xícara de azeitona preta sem caroço
1 xícara de uva passa
1 tomate italiano
1 dente de alho
1 coentro
1 limão Taiti
1 limão Siciliano
Vinagre de vinho branco (a gosto)
Pimenta do reino (a gosto)
Noz pecã moída (a gosto)
Páprica doce (a gosto)
Cominho (a gosto)
Orégano (a gosto)
Azeite (a gosto)
Sal (a gosto)

Como fazer:
A MASSA: Peneire meio quilo de farinha. Em uma panela, esquente uma xícara de água com 10 gramas de sal. Desligue o fogo e coloque 115 gramas de banha de porco até derreter um pouco.
Coloque a farinha em uma tigela e jogue essa mistura na farinha. Misture tudo com uma colher. Sove a massa com a mão. Caso ache a massa farinhenta, coloque mais água. Depois de atingir o ponto, coloque a massa em uma tigela, cubra com plástico filme e deixe na geladeira entre 15 e 20 minutos.
Abra a massa em rodelas, do tamanho de uma xícara de boca grande ou cortador redondo, de espessura não muito grossa nem muito fina. Coloque uma colher de sopa de recheio. Molhe o dedo em água e passe na borda da massa. Feche em meia lua. Finalize o fechamento com um garfo. Pincele a empanada com leite e gema. Coloque para assar no forno bem alto até dourar.

O RECHEIO: Refogue um punhado de cebola com um dente de alho. Deixe dourar. Coloque um pouco de cominho e páprica doce. Na mesma panela, coloque a carne junto com mais cominho, páprica doce, sal, pimenta do reino e azeitonas. Quando a carne estiver cozida, coloque uma colher de requeijão e as uvas passas. Deixe esfriar. 

O MOLHO: Molho para acompanhar: Pique um tomate e meia cebola roxa em brunoise. Coloque o coentro, a páprica doce, o cominho, o orégano, o vinagre de vinho branco, raspas de limão Taiti, raspas de limão Siciliano, suco de meio limão Taiti, sal e pimenta do reino em uma tigela com bastante azeite. Misture bem. Adicione noz pecã moída ao final. Se quiser, decore com um limão cortado ao lado.

Fonte: Band - Masterchef Júnior

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Gi Ribeiro pelo Mundo